quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Trânsito compartilhado: vivendo a experiência para estabelecer empatia

Qual a melhor forma de entender o que uma outra pessoa sente? Não é uma regra, mas certamente quando nos colocamos no lugar dela e até experenciamos sua situação, a percepção torna-se muito mais ampla.


Pensando nisso, a Auto Viação São José dos Pinhais, em parceria com o Detran/PR promoveu no dia 03 de setembro de 2021 o evento “Trânsito Compartilhado”. A ação ocorreu tanto na Matriz em São José dos Pinhais, como na Filial, a São José Urbana, que opera em Curitiba.

Faz parte do nosso mindset o aprimoramento e a melhoria contínua dos nossos serviços e isso passa obviamente pela educação dos nossos colaboradores. Estamos sempre interessados em fomentar ideias que visem principalmente a um melhor atendimento aos nossos clientes e o respeito aos demais componentes das vias pelas quais trafegamos.

Encaixou-se muito bem nisso um trabalho realizado pela Escolinha Pública de Trânsito do Detran/PR, a “Campanha Trânsito Compartilhado”, coordenada por Michael Chrystian Bogo, portanto, em parceria com eles realizamos o evento.

Ele foi composto por dois momentos. O primeiro na sala de aula com palestra proferida por Marcel Cabral Costa e Dickson Brian Liss. Já o segundo foi realizado no pátio das garagens, com uma atividade coordenada pelos palestrantes, com o auxílio dos nossos instrutores.


A experiência prática ocorreu com os motoristas utilizando bicicletas estáticas, denominadas “bikes de rolo”. Nelas se pode simular a situação de um ciclista pedalando enquanto um ônibus passa por ele com bastante proximidade e ainda acionando a buzina.
Notou-se como motoristas que procedem assim submetem os ciclistas a risco, pois o susto e o deslocamento de ar suscitam a perda do equilíbrio, podendo provocar acidentes muito graves.
Percebemos que a vivência foi muito relevante no sentido de sensibilizar nossos motoristas e
promover a conscientização em relação aos ciclistas, uma vez que sentir o que eles sentem complementou a teoria passada tanto pelos palestrantes do evento, como aquelas aplicadas em nossos treinamentos.

Agradecemos aos nossos colaboradores que participaram do evento, pois ele foi muito produtivo e certamente trará frutos no que se refere à diminuição de acidentes e, em decorrência disso, maior segurança aos ciclistas que trafegam pelas ruas do nosso Município e da nossa Capital.

Por fim, parabenizamos e agradecemos imensamente ao Detran/PR, representado pelo coordenador desse trabalho Michael Chrystian Bogo, bem como os palestrantes que brilhantemente aplicaram o treinamento. Essa é, sem dúvida nenhuma, uma bela iniciativa que oportuniza muito conhecimento e salva vidas!

Trânsito compartilhado: vivendo a experiência para estabelecer empatia

Qual a melhor forma de entender o que uma outra pessoa sente? Não é uma regra, mas certamente quando nos colocamos no lugar dela e até exper...